6 dicas para sair do ócio nas férias


As tão desejadas férias chegaram para a maioria e finalmente os dias de folga serão seguidos e extensos, o esforço do ano inteiro será recompensado com um tempo de descanso, mas não pense que a resposta para aproveitar bem esses dias seja passá-los no ócio. Bem, eu estou me preparando para as grandes mudanças que o ano que vem me reserva, mas enquanto tais mudanças não chegam, preciso colocar minha energia em algo que não seja apenas dormir, haha! Por isso tenho me empenhado em ocupar meus dias com coisas divertidas e úteis e vou passar aqui algumas ideias para vocês me acompanharem nessa saga. Lembrando que muitas dessas coisas não são apenas válidas para quem está de férias.

  • Colocar séries em dia e começar novas
Quem me conhece sabe muito bem sobre o vício por séries, estou sempre começando novas e me atolando em episódios atrasados, mas sem arrependimento nenhum! Eu costumava abandonar séries por simplesmente esquecê-las em meio a tantas outras e quando topava com ela novamente, já estava atrasada em 4353480 episódios, por isso acabava por abandoná-la. Foi então que encontrei a salvação para isso: Banco de Séries. É um site com um objetivo tão simples quanto seu layout: ajudar você a organizar as séries que você assiste. No painel do usuário eles fazem a contagem de episódios e indicam aquelas séries atualizadas, atrasadas, atrasadas de leve, bem atrasadas, atrasadíssimas e aquelas que você só vai conseguir se atualizar com uma maratona, além de avisar também o dia em que os episódios saem. Além do mais, eles também disponibilizam maratonas e desafios para que você descubra dezenas de outras séries que podem se tornar as suas favoritas (e atolá-lo ainda mais de episódios, mas vamos não ver o lado negativo) e possa também interagir com outros usuários que estão na mesma onda que você - e dar uma folga para aquele seu amigo que não assiste as mesmas séries que você, mas que mesmo assim tem que ouvi-lo tagarelar a respeito, haha -, adicioná-los como amigos e compartilhar opiniões (e frustrações) sobre episódios novos, fins de temporada e, sei lá, o clima.

  • Renovar sua casa ou quarto para 2015
Ao longo do ano, talvez por falta de tempo ou mesmo sem perceber, acabamos montando uma coleção de coisas desnecessárias, por mais organizados que sejamos. Nessas férias tomei uma decisão: vou tirar toda a tralha de que não preciso para dar espaço para coisas novas. E me impressionei com o resultado, ainda não consegui tirar metade dos itens que queria, mas só de esvaziar algumas gavetas já pude ver a diferença, não fazia ideia de que tinha tanto espaço mal utilizado por aqui. O mesmo serve para o guarda-roupas, às vezes temos aquela peça que não usamos há anos e sabemos que não vamos mais usar, mas mesmo assim a mantemos dentro do armário. Bem, está na hora de desapegar e talvez até dar uma mudada no seu estilo. Além de relaxante, esse tipo de arrumação também faz você dar uma viajada no tempo, ainda mais agora que estou pura nostalgia por causa do fim do Ensino Médio! Encontrei fotos, provas, bilhetes, cartinhas e várias outras coisas do tipo e reservei uma caixinha especial para todas elas. Também vou aproveitar essa renovação de ares pra dar um up na decoração do meu quarto, a última vez em que fiz isso tinha 15 anos e mudei consideravelmente de lá para cá, que tal fazer o mesmo?

  • Sessão de fotos caseira
Eu não sou a maior fã de ser fotografada, mas tenho duas melhores amigas que são apaixonadas por uma câmera e elas costumam me levar junto nessas brincadeiras. Como uma delas vai se mudar em breve, nós decidimos fazer uma tarde de fotos que ainda está a ser marcada e essa é realmente uma boa ideia para se passar o tempo. Um cenário bacana, uma câmera razoavelmente boa e amigos razoavelmente bobos para fazer as melhores poses e ter as fotografias mais inesquecíveis. Coloquem suas músicas favoritas no máximo volume e não economizem nos sorrisos e nas estranhezas.

  • Faça uma maratona de filmes
Sou uma grande fã do cinema em geral e, diferente do que acontece com séries, não consigo me adaptar a nenhum desses sites de organização de filmes - embora já tenham me dito que o Filmow é uma boa pedida -, então agradeci aos céus quando criei minha conta no Netflix. Como nos últimos meses não tive muito tempo para assistir filmes em casa ou ir ao cinema, decidi fazer uma retrospectiva dos melhores filmes do ano e ainda estou trabalhando na lista que só cresce. Uns eu já assisti, outros foram indicações de amigos ou de sites, o importante é que já tenho uma quantidade considerável para passar um final de semana inteiro, talvez até dois, trancada no quarto na companhia de pipoca, haha. Mas a maratona também pode ser feita com os melhores filmes da década, ou das décadas passadas ou qualquer gênero de filme que você prefira, de filmes de um só diretor ou daqueles filmes underground, o importante é que ela aconteça. Uma opção também para quem tem apenas um dia livre ou tempo curto é fazer o desafio do cinema. Não sei ao certo como o desafio foi criado, mas eu e uns amigos costumávamos fazê-lo uma vez por mês e se baseia em ir ao cinema e assistir todos os filmes em cartaz que você conseguir. Como aqui os horários são mais ou menos fixos, o máximo que conseguimos foram três, mas já ouvi de pessoas que assistiram até cinco no mesmo dia. O desafio é bom, mas a minha dica é que já deixem preparados os remédios para dor de cabeça, o som do cinema fará o seu efeito quando você estiver tentando dormir.

  • Leia mais
Do mesmo jeito que negligenciei o cinema e minhas séries, minha leitura também começou a se limitar apenas a livros escolares. Agora, depois de toda a loucura, estou tendo certa dificuldade para retomar o meu antigo ritmo, não sei se porque não encontrei algum livro que me prendesse de verdade ou porque eu realmente ando distraída demais; de todo jeito eu criei várias metas. Fiz uma lista de livros que pretendo ler nesse mês e os livros do mês que vem e agora tenho um caderninho onde faço anotações de acordo com o enredo da história - sempre fiz isso com livros policiais, no entanto agora estou aplicando o método a todos. Se você já lê bastante, por que não procurar aquele gênero que você não se aprofundou tanto? Talvez você possa descobrir uma nova paixão que nem imaginava existir. E se você não lê com tanta frequência: dê uma chance aos livros. Ler um livro é viajar, é criar um mundo só seu, mesmo que por algumas horas, é fantástico.

  • Faça turismo pela sua própria cidade
Passei tempo demais reclamando sobre como minha cidade não tinha lugares ou eventos bons e sobre o tédio constante, até que descobri que sempre estive errada. Conheci lugares, pessoas e me envolvi em projetos que me deram motivos para sair nos finais de semana para ouvir boa música e conversar com uma galera muito boa. Então não adianta, toda cidade tem um lugar para todos os gostos, você só precisa procurar nos lugares certos. Antigamente até podia se dizer que essa era uma tarefa difícil, ter que dar voltas e voltas pelas ruas em busca de um lugar bom para se estar, mas hoje em dia, com a internet, já é possível encontrar eventos e estabelecimentos com a facilidade de um clique. Não só isso, você também pode descobrir a loja de roupas que tem exatamente o estilo que você tem procurado e não encontra em nenhuma daquelas lojas mais famosas, sebos, antiquários e lojas de revistas antigas (!!!). Enfim, seja um turista na sua própria cidade, pode parecer bobo falando assim, mas garanto que será no mínimo divertido.

Bom, esses são os meus métodos e vocês, o que fazem para ocupar seu tempo nas férias?

Nenhum comentário

Olá olá! Obrigada por ler o post e sinta-se à vontade para comentar! Não esqueça de voltar para ver a sua resposta, tento responder a todos. E, se você tiver um blog, deixe o link ao fim do comentário, adoro conhecer coisas novas!