Para todos os garotos que já amei (Jenny Han)


Olá, olá! Como vão vocês? Hoje preparei algo um tanto diferente para o blog: uma resenha literária. Sou uma devoradora de livros, estou sempre com um na bolsa e um na cabeceira, mas tenho uma dificuldade muito grande para resenhá-los, por isso nunca fiz isso por aqui. Bom, até hoje. 

Já que andei mega travada nas resenhas de filmes, decidi arriscar o lado literário da coisa e resenhar o último livro que li e me empolguei: "Para todos os garotos que já amei" (ou "To all the boys I've loved before"), da Jenny Han.


"Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou - cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar."



"Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam."

A princípio a Lara Jean me irritou, me irritou a um ponto em que eu considerei desistir da leitura de vez. E, nossa, como estou grata por não ter desistido! O livro tem aquela carinha de romance adolescente completamente previsível, mais do mesmo, mas não caia nessa besteira, "Para todos os garotos que já amei" vai além. Sendo narrada pela protagonista, a história nos apresenta personagens carregados de muita personalidade, com muitos defeitos, bem construídos e completamente apaixonantes. Nos lembra que acima de "mocinhos" e "vilões", todos somos pessoas, cometemos erros e temos motivos para sermos o que somos. Se está a procura de galãs e personagens perfeitos, esse é o livro errado. 

Ao contrário do que a sinopse nos faz pensar, o livro não gira em torno das cartas enviadas por acaso, sendo estas apenas o gancho inicial para uma série de eventos bem mais importantes. É interessante acompanhar o momento de adaptação da protagonista com a nova vida sem a irmã mais velha -- que foi estudar na Escócia --, tendo que assumir o controle das tarefas da casa e tomar conta do pai e da irmã mais nova, Kitty, que protagoniza muitas das passagens mais engraçadas do livro e é a minha personagem favorita! Também adorei as diversas referências não só à cultura pop, mas também à cultura coreana, de onde Lara descende. 

Com autenticidade, a história de Lara Jean é contornada por confusões, problemas amorosos, namoros de mentirinha, amizades conturbadas e muitos altos e baixos, assim como a adolescência tem que ser. Confesso que senti falta de ler algo que se passasse no colegial, passei um bom tempo afastada desse tipo de leitura e quando peguei o ritmo da trama criada por Jenny Han, não consegui mais parar de ler. Embora tenha me identificado muito mais com Margot e Peter, foi impossível não me sentir no lugar de Lara Jean em algumas situações complicadas ou sentir uma identificação imediata com alguns de seus devaneios sobre o mundo ao seu redor.


"Para todos os garotos que já amei" foi um dos primeiros livros que li esse ano e, até então, o meu favorito. Jenny tem uma escrita fluida e envolvente. Como vocês podem ter notado, o meu exemplar é em inglês, mas a Editora Intrínseca é a responsável pela distribuição do livro aqui no Brasil. O segundo livro, P.S.: Ainda amo você, já está a venda e eu estou louca para conseguir logo o meu! Outra coisa muito legal é que no site do livro é possível baixar alguns papéis de carta lindinhos para você, que assim como eu, gosta de mandar cartas.

Nota:

"stardustlady" no Snapchat

10 comentários

  1. Que resenha mais perfeita! Estou mais louca ainda para ler!
    Quanto mais eu leio resenhas e frases desse livro, mais apaixonada eu fico. Na verdade, eu não sei ainda porque não comprei... Espero resolver isso em breve :D

    xoxo
    Fora do Contexto

    ResponderExcluir
  2. Esse livro foi minha primeira leitura do ano e já fiquei apaixonada <3 Amei a história, é mais um romancizinho, mas a escrita da Jenny Han é viciante hahah Gostei muito do primeiro, mas não querendo te desanimar, o segundo me decepcionou um pouquinho :( Enfim, ótima resenha.

    Bjs
    oh, wow, lovely ❁

    ResponderExcluir
  3. Uau! Adorei a resenha, Elo. Bem clara, com cuidado em relação a spoilers, mas sem deixar de emitir as opiniões e as possíveis mensagens aprofundadas da estória nas entrelinhas. Fiquei super curiosa para conferir o livro, apesar de por próprias pontuações suas parecer ser meio pueril. Quero ver mais resenhas, viu?

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi falar nesse livro e acho ele totalmente lindo. A capa é perfeita, a sinopse é legal. Faz tempo que não leio livros meio fofos, nesse estilo. Mas esse já está na minha wishlist e pretendo ler em breve! Adorei a resenha!
    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Esse é um daqueles livros que eu sempre olhava e ficava na dúvida se deveria comprar, obrigada por me tirar dessa indecisão auhsuahsa. Assim que eu acabar os que estou lendo, com certeza vou querer comprar. Falando em livros com histórias mais "reais" eu lembrei de Fangirl, da Rainbow Rowell, acho que você vai gostar da história (se ainda não leu, claro). Beijos, Lou!

    ResponderExcluir
  6. Morro de vontade de ler esse livro e a continuação, mas ainda não sobrou $$$
    Espero que goste, vejo tanta coisa positiva sobre ele, tenho medo de me decepcionar :x

    ResponderExcluir
  7. Esse livro tem feito bastante sucesso né? Já vi várias pessoas comentando. Não sei se faz meu estilo de leitura, mas parece interessante. Fiquei imaginando se isso acontecesse de verdade, alguém mandar cartas para todas as pessoas que já gostou, seria legal haha :)

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Quero MUITOOO ler esse livro, quase chorando sangue porque ainda não tenho, mas adorei a resenha, só me deixou com mais vontade de ler. Aaai, queria essa versão em inglês, mas nem faço ideia de onde comprar.
    Beijos.
    Nasci Gabriela - www.nascigabriela.com.br

    ResponderExcluir
  9. Tô louca para ler esse livro porque vejo muita gente elogiando. Geralmente o pessoal que eu acompanho não gosta muito de livros fofos mas esse encantou a todos então estou cada vez mais curiosa. Também quero a continuação porque já vi muitos comentários positivos. E os papeis de carta são bem lindinho mesmo. ♥

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu amei muito esse livro e fiquei feliz que tenha gostado também. A história é bem leve mesmo e também fiquei com um ódio leve da Lara Jean em algumas horas, mas a gente perdoa porque já fez coisa parecida. Ou vai fazer ainda.
    Quero muito que você leia o próximo livro logo e faça resenha aqui. Aliás, eu amei, viu? Você resenha muito bem.

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir

Olá olá! Obrigada por ler o post e sinta-se à vontade para comentar! Não esqueça de voltar para ver a sua resposta, tento responder a todos. E, se você tiver um blog, deixe o link ao fim do comentário, adoro conhecer coisas novas!