365nus por Fernando Schlaepfer

*Se você não se sente confortável com nudez explícita, sugiro que pule esse post. Mas lhe garanto que estará perdendo um ótimo conteúdo sobre fotografia, beleza e mentes abertas.*


Outro dia o Jota me mandou um link de um tumblr, nossas conversas se baseiam em links interessantes, mas fui pega totalmente desprevenida pelos peitos da Mari Moon. Não que eu tenha achado ruim. O link foi do projeto 365nus do fotógrafo carioca Fernando Schlaepfer. Todos os dias, desde do dia 9 de abril do ano passado, ele posta uma imagem tendo a nudez com tema.


Assim que rolei e blog e me maravilhei com tantas imagens belíssimas, decidi ir atrás de saber mais sobre o projeto e sobre o Fernando, sem conseguir acreditar que só fui saber a respeito agora que já está na reta final, mas pelo menos isso me deu bastante material para olhar por horas e horas sem me cansar.




Schlaepfer começou a fotografar bem novinho, com 15 anos teve sua primeira fotografia publicada e depois disso não parou mais. Passou por diversas indústrias, desde fotografia de bandas, até editoriais sensuais e carrega um longo currículo de peso. Porém, dessa vez decidiu fazer algo diferente de tudo aquilo que havia feito, fora das amarras comerciais e estéticas, onde o único foco é o corpo humano. Os seres humanos e a arte.






"Sentia falta de poder criar com menos amarras, falar sobre um assunto que eu me interessasse e pudesse me preocupar menos com detalhes e padrões que eu preciso seguir em trabalhos – coisas como posicionamento da marca, briefings externos, atenção com caimento de roupas, representação do produto e detalhes do tipo que permeiam os universos da moda e publicidade. Então, eu cheguei a resposta que já estava na minha cara para criar imagens onde roupas, produtos, mercados ou consumidores não interferissem no processo: fotografar apenas pessoas nuas, onde a foto seria somente o resultado de uma ideia trocada com ela e somente ela"






Sou da opinião de que o corpo humano por si só já é uma arte e a nudez deveria parar de ser tão polemizada por aí. Com fotografias sutis, e por vezes divertidas e descontraídas, ao longo de quase um ano o Fernando conseguiu reunir um acervo belíssimo não só aos olhos, mas também a alma. Os tipos de fotografia que te fazem viajar.





Além do site do projeto, onde ele posta as fotos diariamente, o Fernando também é dono do site de fotografia I Hate Flash e de uma conta no Instagram que é mega divertida. 

E aí, o que acharam das fotografias? Qual a opinião de vocês sobre esse tipo de projeto? E curtiram esse estilo de postagem por aqui? Espero que tenham gostado do post, não imaginam o quão difícil foi escolher só algumas imagens (apesar de achar que lotei o post com elas, haha), o site é todo tão lindo que precisei me segurar para não acabar postando todas as 320 e tantas. 

Até o próximo post, meus caros obstreladores, xoxo.

"stardustlady" no Snapchat

6 comentários

  1. Achei muito legal o projeto - a nudez acabou sendo apenas uma parte de todo o cenário das fotos, mostram com o corpo humano de maneira livre e espontâneo. Adorei estas duas últimas, a da Perigosa haha e essa na beira do rio os cenários são incríveis.

    brilhodealuguel.com

    ResponderExcluir
  2. Que imagens lindas, leves, poéticas, e tratando de um tema tão cheio de tabus com tamanha espontaneidade, tranquilidade e puxando quesitos de autoconhecimento, amor próprio... Simplesmente estou encantada com o trabalho e a postagem completa!

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
  3. Acho legal isso.Quebrar esses tabus né?O importante é se sentir bem sempre..seja nu, seja vestido.Não importa :)
    Achei o projeto lindo e muito incentivador.


    Beeijão :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Quanta fotografia foda! Se não rolasse tanto preconceito na minha família eu faria um ensaio assim <3

    www.pausaproretoque.com

    ResponderExcluir
  5. Eu conhecia o projeto do Fernando pelas fotos da Josi essa moça da foto do carnaval e achei bem interessante. Nudez ainda é um tabu e eu acho que não conseguiria fazer um ensaio assim mas acho legal o trabalho dele e as fotos da mari moon ficaram maravilhosas. <3 Deu um boom alguns dias atrás e até hoje não superei esse corpo maravilhoso, hahaha.

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi moçaaa!
    É a primeira vez que visito seu blog e: QUE LINDEZAAA♥

    Não conhecia esse projeto fotográfico e fiquei apaixonada. Achei que as fotos carregam certa poética e ai ♥ Vou acompanhar o trabalho dele a partir de já.

    Um beijo,
    Paloma
    www.surewehaveablog.com.br

    ResponderExcluir

Olá olá! Obrigada por ler o post e sinta-se à vontade para comentar! Não esqueça de voltar para ver a sua resposta, tento responder a todos. E, se você tiver um blog, deixe o link ao fim do comentário, adoro conhecer coisas novas!